Caixa TemBolsa FamíliaGeralPé-de-MeiaPIS PASEP

Caixa Tem melhora a vida de 4 grupos de brasileiros neste mês de março

Com a ampliação do uso de aplicativos para facilitar o acesso a benefícios sociais e trabalhistas, milhões de brasileiros poderão receber valores diretamente pelo celular por meio do Caixa Tem.

Pelo menos quatro grupos têm direito a pagamentos por meio de plataformas digitais: os beneficiários do Bolsa Família, estudantes contemplados pelo programa Pé-de-Meia, trabalhadores com direito ao PIS/PASEP e aqueles que aderiram ao saque-aniversário do FGTS.

Caixa Tem melhora a vida de 4 grupo de brasileiros neste mês de março
Caixa Tem melhora a vida de 4 grupo de brasileiros neste mês de março – Imagem: Reprodução.

Confira os detalhes de cada um desses benefícios e quem pode acessá-los.

1. Beneficiários do Bolsa Família

O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do país, continua a atender milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.

O pagamento do benefício ocorre por meio do aplicativo Caixa Tem, permitindo que os beneficiários realizem transferências, pagamentos de contas e compras por meio do celular.

Em 2024, o governo federal manteve o valor mínimo do benefício em R$ 600 por família, com adicionais para crianças, gestantes e adolescentes.

Para ter direito ao Bolsa Família, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e cumprir requisitos como frequência escolar das crianças e vacinação em dia. O calendário de pagamentos segue o número final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

2. Estudantes com direito ao Pé-de-Meia

Outro grupo que poderá receber dinheiro pelo aplicativo são os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia. Lançado pelo governo federal, o programa visa incentivar a permanência de jovens no ensino médio e prevê depósitos anuais em contas digitais.

Os estudantes de baixa renda, matriculados na rede pública e inscritos no CadÚnico, podem receber incentivos de até R$ 3.000 ao longo dos três anos do ensino médio.

Os valores são creditados automaticamente em contas abertas em nome dos alunos, que podem movimentá-los por meio de aplicativos bancários. A iniciativa busca reduzir a evasão escolar e garantir que mais jovens concluam os estudos.

3. Trabalhadores com direito ao PIS/PASEP

Milhares de trabalhadores com carteira assinada poderão receber o abono salarial do PIS/PASEP diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. O benefício é pago anualmente a empregados que trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários mínimos mensais.

O valor do abono pode chegar a um salário mínimo, dependendo do tempo trabalhado no ano de referência. Para verificar se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar aplicativos como o Caixa Tem ou o próprio aplicativo do FGTS.

O calendário de pagamentos é definido conforme o mês de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou o número final da inscrição (para servidores e trabalhadores vinculados ao PASEP).

4. Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS

Os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do FGTS também poderão movimentar os valores recebidos por meio do aplicativo do FGTS.

Essa modalidade permite que o trabalhador saque anualmente uma parte do saldo disponível em suas contas do fundo de garantia, no mês de seu aniversário.

O valor do saque varia de acordo com o saldo total na conta do FGTS, podendo ser acompanhado diretamente pelo aplicativo do FGTS.

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve fazer a solicitação pelo app e aguardar a liberação do valor no período estipulado.

Vale lembrar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total do FGTS caso seja demitido sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40%.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada por educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica ao talento para a escrita, atuando como redatora… Mais »
Botão Voltar ao topo